Quarta Pregação: Escuta e discernimento | Luciana Neves – Retiro Estadual para Coordenadores de Grupos de Oração

Pense Nisso 02: Os Perigos do Peligianismo Atual
21 de março de 2019
Terceira Pregação: Dimensões de serviço | Leandro Rabello – Retiro Estadual para Coordenadores de Grupos de Oração
23 de março de 2019

Ao final da tarde de sábado (23), a presidente do Conselho Estadual da Renovação Carismática Católica (RCC) de Santa Catarina, Luciana Neves, fez a quarta pregação do retiro, denominada “Discernimento e escuta”. Ela ilustrou o conceito de discernimento como detecção, escolha pessoal. Também explicou a aplicação do discernimento na vida humana – a decisão da vocação específica ou da carreira profissional.

A partir disso, a pregadora mencionou escritos de Frei Raniero Cantalamessa para destacar o protagonismo do Espírito Santo nas escolhas de um coordenador durante a missão que lhe é confiada. “A vida da RCC é determinada no núcleo de serviço do Grupo de Oração (GO)”, cita Luciana. Dessa forma, exortou os presentes a respeito da necessidade de escuta e discernimento nas reuniões de núcleo para que o GO se mantenha fiel a sua identidade carismática.

Não reproduza uma realidade que aparenta funcionar bem, mas sim silencie, escute com paciência e use o dom do discernimento para compreender a vontade de Deus. Além disso, advertiu os coordenadores ao utilizar as palavras de Santo Inácio de Loyola: “Se for para fazer algo sem rezar, não o faça”. Pois o que está em nossas mãos é um instrumento de Deus para a salvação das almas.

Não se pode tomar decisões e agir de qualquer jeito. Podemos pedir o discernimento da vontade de Deus por meio da palavra contida na Sagrada Escritura, mas também pelo auxílio de irmãos. Por fim, Luciana Neves encorajou cada coordenador a cumprir com a sua missão, pediu que façam individualmente um momento de deserto espiritual para escuta pessoal, alertando-os sobre os perigos do ativismo religioso.

Fonte: Maria Clara Formolo | Núcleo MUR da RCC Santa Catarina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X