Você já sabe o resultado do Concurso Unidos para Louvar da RCCSC?
20 de Maio de 2019
Estão abertas as inscrições para o Renasem 2019
28 de Maio de 2019

Administrar a rotina de estudos é sempre um grande desafio para qualquer universitário. Trabalhos, dissertações, pesquisas e provas são algumas das responsabilidades de quem cursa o ensino superior.

Para o universitário católico, ainda se acrescenta atodas essas atribuições a oração pessoal, os sacramentos e o serviço leigo. Então, como podemos nos manter servos fiéis a Deus sem prejudicar o rendimento na faculdade?

A esse respeito, São JosemariaEscrivá ousadamente escreve: “Para um apóstolo moderno, uma hora de estudo é uma hora de oração. Se tens de servir a Deus com a tua inteligência, para ti estudar é uma obrigação grave”. Portanto, aprofundar-se no conhecimento científico, adquirir boas notas e ser um bom aluno fazem parte do caminho de santidade a ser percorrido.“Para cada coisa há um momento debaixo do céu (Ecl 3,1)” – a isso também se inclui o período de formação acadêmica, e, ao vivenciarmos esse tempo, que nos empenhemos em nos dar por inteiro.

A mediocridade pode nos custar caro antes mesmo do ofício como profissional. Basta recordar o Evangelho da figueira amaldiçoada. E Deus não quer de nós somente as folhas, mas sim os frutos da semente de nossa vida plantada no solo de uma universidade!

Permanecer fiel à videira verdadeira durante o tempo de faculdade não exclui a necessidade de renúncia ao pecado, pois isso exige abandonar a preguiça, a omissão e a corrupção; exige ainda retidão, disciplina e, principalmente, amor a Jesus Cristo!

Não tenhamos medo de gastar nossas forças físicas e intelectuais com o estudo, desde que seja feito por amor a Jesus e não no intuito de adquirir méritos. Cabe a nós transformar os anos de graduação até o diploma em anos de apostolado com desempenho exemplar. “Estuda com empenho. Se tens de ser sal e luz, necessitas de ciência” (Caminho, São Josemaria Escrivá).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X