Guardiões da Identidade 10: A Importância da Formação

Guardiões da Identidade 09: O Grupo de Perseverança
9 de dezembro de 2019
Vem aí, a 10ª Edição do Jesus no Litoral em Santa Catarina
18 de dezembro de 2019

A fé nos transforma, nos faz mudar de vida, nos alinha com a vontade de Deus e nos faz seres humanos de verdade. A formação, fortalece a nossa fé, e não somente, nos conhecimentos sobre a sagrada escritura ou do magistério.

A formação nos torna mais perseverantes na oração e no compromisso do seguimento de Jesus para vencer as dificuldades e discernir o que procede da verdade ou não, perante a tantas fontes.

A formação é obra do Espírito Santo: “Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito.” Jo 14, 23-26

“Todos os missionários, cada um seja preparado e formado de acordo com a sua condição, para se acharem à altura das exigências do trabalho futuro”; CV II – Decreto Ad Gentes, 26

Aquele que caminha sem formação segue um caminho que vai por si mesmo, um caminho sem disciplina, fica na superficialidade e ainda, muitas vezes, prejudica o convívio comunitário. Mas aquele que busca a formação, leva em consideração o carisma da cada um, acolhe o diferente para o complementar, leva em consideração a missão e a identidade do movimento, zela pela disciplina; aprofunda a própria vocação saindo da superficialidade.

A formação leva os participantes da RCC a caminharem na vida segundo o Espírito Santo, no seguimento a Jesus e a tomarem a consciência de sua missão na Igreja e no mundo, vivendo-a carismaticamente.

Por fim, a busca à formação deve nos conduzir à Santidade, nossa primeira vocação: “Portanto, sede santos, assim como vosso Pai celeste é santo” (Mt 5, 48)

Vamos nos aprofundar mais?

Acesse o vídeo dessa semana da Série Guardiões da Identidade:

Fonte: RCC Santa Catarina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X