Renovação Carismática Católica - Santa Catarina
Notícias da Igreja
 
 
30
Jan
Sínodo dos Jovens: Vaticano apresenta documento preparatório
Sínodo dos Jovens: Vaticano apresenta documento preparatório

Bispos de todo o mundo se reunirão no Vaticano, em outubro de 2018 para a realização do Sínodo dos Jovens, que tem como tema central  ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’. O documento preparatório para o Sínodo foi divulgado pela Santa Sé nesta sexta-feira, dia 13 de janeiro.

O texto está organizado  em três partes: 'Os jovens no mundo de hoje', 'Fé, discernimento, vocação' e 'Ação pastoral'. O texto é direcionado ao Sínodo dos Bispos, ao Conselho das Igrejas Orientais Católicas, às Conferências Episcopais, à Cúria Romana e à União dos Superiores Gerais.


A exemplo do que aconteceu no Sínodo da Família,  um questionário é proposto para recolher informações sobre a realidade da juventude em cada parte do mundo. Inclusive, há perguntas específicas divididas por continente, para ajudar nesse processo de percepção.

Também está prevista uma consulta aos jovens por meio de um site na internet, com um questionário sobre suas expectativas e suas vidas. “As respostas aos dois questionários constituirão a base para a redação do Documento de Trabalho, o Instrumentum laboris, que será o pronto de referência para a discussão dos padres sinodais”, refere o documento.

Segundo secretário-geral do Sínodo, Cardeal Lorenzo Baldisseri, esta proposta está em continuidade com o caminho que a Igreja está percorrendo sob a guia do magistério do Papa Francisco. “A centralidade da alegria e do amor, várias vezes destacada no texto, refere-se claramente à Evangelii gaudium e à Amoris laetitia. Não faltam as referências também à Laudato sì, à Lumen fidei e ao ensinamento do Papa Bento”, disse em coletiva de imprensa nesta manhã, na apresentação do documento.
Por que um Sínodo sobre jovens?

Após os Sínodos dos Bispos sobre a nova evangelização e a família, o documento explica que a Igreja decidiu se perguntar como acompanhar os jovens para que reconheçam e acolham o chamado ao amor e à vida em plenitude. A Igreja também quer pedir a ajuda dos jovens para identificar o modo mais eficaz de anunciar o Evangelho.

“Através dos jovens, a Igreja poderá perceber a voz do Senhor que ressoa também hoje (…) Ouvindo suas aspirações, podemos vislumbrar o mundo de amanhã que vem ao nosso encontro e os caminhos que a Igreja é chamada a percorrer”, informa o texto.

Essa será a 15º Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. A última foi realizada em 2014, na segunda etapa do Sínodo da Família, que teve suas conclusões expressas na exortação apostólica pós-sinodal Amoris laetitia, do Papa Francisco, sobre o amor na família.


Fonte: Rádio Vaticano

Compartilhe está Notícia
Indique a um amigo
 
 

Copyright © 2017 Renovação Carismática Católica - Santa Catarina. Todos os direitos reservados.