Renovação Carismática Católica - Santa Catarina
Notícias da Igreja
 
 
12
Jul
Papa agradece Patriarca de Lisboa por nota sobre casais de segunda união
Papa agradece Patriarca de Lisboa por nota sobre casais de segunda união

O Patriarcado de Lisboa, Portugal, divulgou nesta quinta-feira, 12, uma carta do Papa Francisco enviada ao cardeal-patriarca de Lisboa, Dom Manuel José Macário do Nascimento Clemente, para agradecer a “aprofundada reflexão”sobre a aplicação do capítulo VIII da exortação apostólica Amoris laetitia.


No dia 6 de fevereiro deste ano, Dom Manuel publicou uma “Nota para a receção do capítulo VIII da exortação apostólica ‘Amoris Laetitia’”, apresentada aos sacerdotes do Patriarcado de Lisboa.


“Esta sua aprofundada reflexão encheu-me de alegria, porque reconheci nela o esforço do pastor e pai que, consciente do seu dever de acompanhar os fiéis, quis fazê-lo começando pelos seus presbíteros para poderem cumprir da melhor forma o ministério”, disse o Papa na carta.


O Santo Padre destaca que as situações da vida conjugal constituem hoje um dos campos onde o acompanhamento é mais necessário e delicado, lembrando que quis chamar o Colégio Episcopal a um itinerário sinodal prolongado, que propiciasse, que propiciasse, apesar das dificuldades inevitáveis, a maturação de orientações compartilhadas em benefício de todo o povo de Deus.


Francisco ainda encoraja o cardeal e seus colaboradores a prosseguirem, com sabedoria e paciência, no compromisso de acompanhar, discernir e integrar a fragilidade, que de variadas formas se manifesta nos cônjuges e nos seus vínculos.


“Um compromisso que, se por um lado requer de nós, pastores, não pouco esforço, por outro regenera-nos e santifica-nos, pois tudo é animado pela graça do Espírito Santo, que o Senhor Ressuscitado concedeu aos apóstolos para a remissão dos pecados e o solícito tratamento de todas as feridas”, afirma. 


O Pontífice conclui a carta assegurando suas orações pelo cardeal e pedindo-lhe que também reze por ele. O Papa abençoou também o presbitério e toda a comunidade diocesana do Patriarcado de Lisboa.


O cardeal-patriarca de Lisboa indicou hoje seis “alíneas operativas” para “acompanhar e integrar” os casais em segunda união na Igreja Católica, referindo que em causa estão “circunstâncias excecionais” e que a “possibilidade sacramental” requer um discernimento “caso por caso”.


A Nota para a receção do capítulo VIII da exortação apostólica ‘Amoris Laetitia’, publicada por Dom Manuel indica seis “alíneas operativas” para “acompanhar e integrar” os casais em segunda união na Igreja Católica, referindo que em causa estão “circunstâncias excepcionais” e que a “possibilidade sacramental” requer um discernimento “caso por caso”.


Fonte: Canção Nova

Compartilhe está Notícia
Indique a um amigo
 
 

Copyright © 2018 Renovação Carismática Católica - Santa Catarina. Todos os direitos reservados.